13/02/2017 Rosana Romão 0Comment

Para quem curte fotografia, o Instagram é uma das redes sociais mais legais. Apesar de muitas pessoas usarem para compartilhar a própria vida social, há quem opte por registrar paisagens, objetos e pessoas que trazem um olhar diferenciado. E eu fico muito feliz quando vejo o meu estado bem representado nessas imagens. Listei aqui 10 perfis que mostram detalhes do nosso Ceará que merecem destaque:

1) @fortalezamonocromatica 

Começando pela nossa capital, o perfil traz uma olhar completamente diferente da nossa cidade. Em preto e branco, ele revela lugares e pessoas cativantes. A proposta dos tons abrem a nossa perspectiva sobre Fortaleza. Os criadores @ddrodriguex e @renanmatos mantém em seus perfis pessoais imagens que dão vontade de curtir mil vezes. O Davidson, vai além e ainda faz um breve relato sobre a foto. Vale a pena conferir.

2) @jnrrrr 

O Júnior Macêdo tem imagens que mais parecem fazer parte de uma exposição artística. São detalhes e um zelo de querer ficar horas admirando. O sertão é predominante em sua galeria, mas há também sol e mar, caraterísticos da nossa terra. Faz com que objetos e simetria se transformem em cliques que rendem muitas curtidas.

3) @fortaleza365 

O projeto fotográfico da Jornalista Maísa Vasconcelos traz 365 cliques (um por dia) sobre Fortaleza. Seja um olhar ou uma memória, cada dia de 2015 gerou um clique. Todas as imagens foram feitas através de um celular e trazem um relato sobre aquele momento, o que é tão bom quanto a foto em si.

4) @souraulfonseca 

Raul Fonseca tem apenas 22 anos e já acumula imagens sobre o seu estado de quem vivenciou muita coisa. Natural de Uruoca, interior do Ceará, ele traz em suas fotos o verde que é tão raro em Fortaleza. Ao visualizar suas fotos, a sensação que se tem é de respirar um ar puro, sentir o ritmo lento que uma cidade do interior traz. Cores e contrastes marcam suas imagens. Há também cliques de animais comuns em sua cidade. Outro projeto de sua autoria tão interessante quando o seu perfil pessoal é o @feitodenuvens, que já foi tema de reportagem no Tribuna do Ceará.

5) @jericoacoarace 

Quem não gostaria de largar a rotina acelerada da cidade para morar em uma vila de pescadores com um litoral de nos encher de orgulho do Ceará? Foi isso que motivou o catarinense Gustavo Spíndola a sair de Joinville para morar em Jericoacoara. Atualmente trabalhando no segmento turístico, ele costuma dizer que segunda-feira não é um dia chato. Mas também, com um visual desses, quem reclamaria? Cenas do seu cotidiano são retratadas no perfil e mostram como uma “vida simples” pode nos fazer felizes. Outras imagens e informações turísticas podem ser conferidas em sua fanpage.

6) @fabioarruda

O que falar das fotos do Fábio Arruda? Prefiro que cliquem no seu perfil antes de ler o que tenho a falar sobre ele. É porque não há o que dizer depois de ver suas imagens. Fotógrafo profissional, trabalha no ramo há 16 anos e já viajou por 15 países. Trabalha com fotografias da natureza e em 360º, mas é o seu último projeto que chama mais atenção. Depois de ter conhecido tantos lugares mundo a fora, ele decidiu registrar sua terra natal, registrando em time-lapse o próprio Ceará no Projeto Lapso. Visitou 20 cidades do litoral e 50 do interior. Além dos registros dos lugares, ele também retrata o cotidiano dessa tarefa tão emocionante que é desbravar o Ceará. As imagens você pode conferir no perfil @impressoesdeviagens e o projeto em time-lapse em seu site.

7) @raissacaldas_fotografia

Raíssa Caldas é dessas que por onde passa faz um registro. Seja de pessoas ou de paisagem, as imagens sempre contam algo sobre a cidade retratada. Como reside em Fortaleza, é comum encontrar tanto fotos de pontos turísticos quanto detalhes em ruas e lugares que muitas vezes passam despercebidos. Os jangadeiros e os fortalezenses que movimentam a Praia de Iracema são figuras carimbadas em seu perfil.

8) @flaminioararipe

O que mais me encanta nas fotos do Flaminio é o natural. Porque além de priorizar a natureza, seus registros tem pouquíssima edição, isso quando tem. Ao visualizar sua galeria, a impressão que se tem é de estar exatamente naquele lugar. As casas simples, igrejas e retratos de pessoas do interior são predominantes. Apesar das belezas naturais, o sertão é registrado com muita fidelidade. E quando tem imagens de chuva ou de árvores florescendo? Tudo fica mais bonito.

9) @brenoanp 

Se tem uma palavra para classificar as fotos de Breno Andrade é “cor”, principalmente o azul. O céu e o mar estão na maioria das fotos. As fotos do litoral cearense dão vontade de passar o dia submerso. A natureza praticamente nos chama para fazer parte dela em suas imagens. Se você é acostumando a ver Fortaleza através dos prédios e do trânsito estressante, te convido a passear pelas fotos do Breno. No mínimo você vai dizer: quero ir à praia.

10) @thiagolbrito

Agora, se você quer o mar e o sertão em um mesmo perfil, deve ver o Instagram do Thiago Brito. Com características minimalistas, simétricas e de texturas, ele mostra as casas simples do interior, trilhas, praias e cores da cidade. Olhar para as suas fotos provocam um orgulho do nosso Ceará e dá vontade de conhecer novos caminhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *